Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Latitude Zero

Latitude Zero

Portugal não é para velhos

Janeiro 04, 2022

C. Nóbrega

P1090059.JPG

E também não é para pobres. Foi para mim chocante ouvir ontem o líder da oposição afirmar que os idosos (pensionistas e reformados) dependem do Estado para sobreviver. Não se referiu aos jubilados, como os políticos. Quando se chega a velho (leia-se 60) as empresas tudo fazem para correr contigo. Começas a sentir a tua vulnerabilidade porque não tens uma Justiça a quem recorrer (porque está ao serviço dos fortes). A saúde torna-se cada vez mais frágil e todos sabemos o que podemos esperar do SNS. Até os seguros de saúde vão sendo mais caros à medida que envelheces. Ontem, tomei ainda mais consciência dessa vulnerabilidade ao saber que um candidato a primeiro-ministro considera que os velhos estão dependentes do ESTADO.

  A última vez que tive um sentimento semelhante foi há 45 anos quando Agostinho Neto implementou a Ditadura Democrática do Proletariado. Nessa altura também senti que estava nas mãos do Estado e que a minha terra não era para brancos.  Ontem como hoje, a frase do ditador escrita em Cabo Verde; “Povo negro, homens anónimos no espírito da vaidade branca.”

Caminhar, descansar, dormir, fazer amor, ler, ver paisagens bonitas, reflectir, discutir, visitar museus, não ser constantemente ofendido. Viver, numa palavra. É também um direito dos velhos. Uma forma de esquecermos o pouco que vivemos e o que nos espera.

Os vampiros não entendem isso.

9 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub